26 maio

Slam-da-Rua_final

Em alta na Baixada, o slam acontece no Rio.

“O amor que a Rua dá, só quem vive a Rua sente”. É inspirado por este pensamento do poeta Guarnier que nasce a primeira batalha de poesias (poetry slam) da Baixada Fluminense. Essa forma de desafio vem ocupando diversos territórios no Rio de Janeiro. Por exemplo, desde setembro de 2013 ocorre o sarau “Tagarela, o maior slam do mundo”, no Largo de São Francisco de Paula – ação idealizada por Paulo Emílio Azevedo. O Tagarela já rodou a cidade do Rio de Janeiro e agora incentiva esta nova batalha na Baixada. Caracterizada por ser uma forma dinâmica e divertida de propagar a poesia nas ruas, a batalha de poesias vem ganhando novos adeptos e parceiros.  Assim nasce o Slam da Rua, com a missão de levar a poesia falada por ocupar novos territórios na Baixada Fluminense.

A primeira edição do Slam da Rua acontecerá no dia 29 de maio, no Sarau Rua, na praça dos estudantes em Nilópolis, a partir de 20h. Poetas deverão levar poemas autorais para participar da brincadeira em formato de competição com batalhas mano a mano, (as duplas são sorteadas na hora). Estão disponíveis 08 vagas para esta edição e a premiação será em livros de autores da Baixada Fluminense que doaram publicações para o prêmio. Os participantes receberão uma pontuação que os classificará em um ranking para escolher o campeão do ano  na baixada. As edições serão mensais e visitarão os diversos bairros que compõem a baixada, sempre unindo a divulgação da poesia, estimulando novos poetas a falar seus poemas, e provocando alguma ação social na localidade visitada. Nesta edição o Slam da Rua estará recolhendo roupas, calçados e agasalhos a serem doados aos moradores de Rua.

O Slam da Rua é coordenado por Letícia Brito, com a colaboração de Guarnier, Victor Escobar, Elizabeth Gomes e Jessica Flor. Esta é mais uma ação de fomento da Cia Gente a partir do programa REDES.

Os poetas que quiserem participar devem levar no mínimo quatro poemas autorais e podem reservar suas vagas pelo email producao@ciagente.com.br ou no post do evento  no Facebook destinado às inscrições.

Slam da Rua – batalha de poemas autorais – premiação em livros

29 de maio – 20h

Local: Sarau Rua – Praça dos Estudantes – Nilópolis/RJ

Inscrições: producao@ciagente.com.br

Realização: Sarau Rua, Tagarela e Cia GENTE

 

Escrito por admin .
26/maio/2015 às 03:05:09

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>